terça-feira, 13 de outubro de 2015

Como é a vida tendo um gatinho

A minha vida toda eu acreditei que gatos não gostavam de mim e que segundo minha mãe gatos eram traiçoeiros e malvados e por isso nunca tivemos gatos em casa. Mas confesso que no fundo sempre tive vontade de ter um gatinho pra saber como realmente era.

E aconteceu em maio desse ano, um pouquinho antes do meu aniversário meu namorado meu deu um gatinho de presente e foi maior alegria. Branquinho, pequenininho, tão fofooooo que dava vontade de morder. Hoje com um pouco mais de sete meses, o Harry está um gatão lindo! E pra minha surpresa ter um gatinho é mais divertido e gostoso do que eu esperava.



Então vou esclarecer algumas coisas pra você que nunca teve um gato ou é uma "dogperson" que detesta gatos, deveriam saber.

#01 - Gatos são "traiçoeiros/malvados e mimimi" ?


Primeiramente eu não sou nenhuma especialista em gatos, o Harry é meu primeiro gatinho e ele é o gato mais fofo do mundo, um anjinho,  tive muita sorte, mas sei que tem gatos por aí que não são tão amigáveis. Isso depende claro da raça e também do próprio gênio do bicho. Ou seja, sim existem gatos malvados como também existem gatos bonzinhos. Mas cá pra nós isso também acontece com cachorros, algumas raças tem personalidades mais agressivas do que outras, ou independente da raça alguns cachorros são mais bonzinhos que outros.

É bom lembrar que o meio em que seu animal vive também contribui bastante para o tipo personalidade que seu bicho vai ter. Se você o trata bem, com amor e carinho, dá comida, cuida da saúde do seu animal, ele provavelmente vai retribuir o amor, seja ele gato, cachorro, porquinho da índia, passarinho, whatever \o/


#02 - Gatos são mais independentes que cães


Sim, mas isso não necessariamente é algo ruim. As pessoas gostam de cães porque na hora que você quer brincar com eles, eles topam, e estão sempre carentes de atenção, então se você der atenção para um cachorro ele vai retribuir. Mas gatos fazem o que eles querem na hora que eles querem. Você pode chamar ele  umas mil vezes mas se ele não estiver afim de papo não vai atender. Quando ele quiser, ele vai subir no seu colo e fazer as coisas que ele quiser. E eles vão pedir por atenção nas horas mais random da vida, como quando você está no banheiro fazendo suas necessidades ou dormindo as 4h da matina.

Mas como disse, essa independência não é algo ruim, para quem tem uma vida corrida ter um gato é muito mais prático do que cão. Resumindo, você não precisa estabelecer uma "rotina", faça a sua parte, coloque a comida no potinho, troque a água, troque as sujeiras da areia que o resto ele se vira. Eles comem a hora que quiserem, não são como os cães que não resistem a um potinho de ração na frente deles. E fazem as necessidades numa boa se a bacia da areia não estiver cheia. Outro detalhe importante, eles brincam e dorme com o que e onde eles quiserem, não gate dinheiro com brinquedos ou caminhas porque pode ser que eles nem olhem, eu fiz uma almofada para o Harry e ele só deitou uma vez porque eu o coloquei em cima ¬¬

#03 - Gatos são mais limpinhos


Gatos tendem a ser mais limpinhos porque se lambem toda hora mas só esse banho não basta, de vez em quando você deve dar um bainho nele. Principalmente se eles gostam de passear na rua.
Mas em geral são menos sujos que cães. Eles também presam bastante a higiene do local que fazem suas necessidades, se a bacia de areia estiver cheia de cocô e xixi eles vão procurar outro lugar para fazer a número 1 e número 2, então se você tiver espaço tenha duas bacias de areia para evitar que um desastre aconteça.  Outro detalhe, você não deve deixar a bacia de areia perto da ração e da água, tem que ter um lugar pra cada coisa para não misturar sujeira com comida.

#04 - Xixi de gato fede muito?


Muita gente reclama do cheiro do xixi do gato, mas hoje em dia tem várias maneiras para driblar isso. Começando por areias com cheirinho ou até a silica que absorve bem o xixi sem deixar nenhum cheiro. E claro é importante retirar a sujeira regularmente, fazendo isso você não terá muitos problemas com cheiro.

#05 - Se eu tiver um gato ele vai sair para rua?


Gatos são animais muito curiosos e também muito espertos, se você não toma cuidado eles saem da casa para saber conhecer novos ares. Mas principal motivo que fazem os gatos sair é a busca de uma parceira ou parceiro para namorar. Você pode resolver isso castrando se gato, uma vez que ele é castrado ele não terá mais um grande motivo de ir para rua, ele pode continuar querendo ir para rua por curiosidade ou para fazer amiguinhos mas será mais fácil de lidar.

Outra coisa, se um gato não está vivendo num ambiente legal, ele pode ir embora. Então ofereça um ambiente positivo e trate seu animal com carinho que ele não vai largar do seu pé!

A rua é um ambiente terrível para gatos e qualquer animal na verdade. Além de comida e água escassa ainda tem pessoas que pegam animais de rua só para fazer crueldades com eles. Então se tiver um animalzinho tente manter ele a sua vista!

#06 - E depois de tudo isso porque você realmente deveria ter um gatinho?



Porque eles são muuuuiiito fofos.

Ok, não é só isso haha. Ao contrário do que muita gente acha, gatos gostam de pessoas sim. Uma vez que você passa a cuidar do seu gatinho ele passa a te ver como uma mãe, e não tem coisa mais gostosa do que ser mãe de gato. Você chegar em casa e ele vir miando atrás de você, e depois de um tempo você até aprende a miar de volta e ter uma conversa completa com seu gatinho.
 Eles são carinhosos sim, se esfregam em você pra dizer que te ama e deita no seu colinho pra te esquentar no inverno. E meu deus como são quentinhos!!
O mais importante: com eles a gente aprende que não precisa de muito para ser feliz, uma sacola de plástico, uma caixa de papelão e um arame de amarrar sacos de pão (no caso do Harry) já é uma festa.


Resumindo, só não gosta de gatos quem nunca teve um ou teve um gato muito loucão. hahaha

Se você ainda tem dúvidas sobre como é a vida com um gatinho então leia esse post aqui, que não tem erro!!

Enfim, por hoje é só! Ufa, beijos


6 comentários:

  1. Ai Mãndy... como não amar gatinhos??? Não consigo entender... Hahaha!
    Nunca tive um gatinho, mas morro de vontade. <3

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah agora que tenho eu posso falar; quando der tenha um gatinho porque é uma experiencia muito divertida hahaha

      Excluir
  2. Adoro adoro Gatos =D
    sempre tive, e amo tanto meus gatinhos que eles até dormem comigo =D

    bjus
    http://acidadeliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que meu gatinho também dorme comigo haha
      Tão fofinho, não tem como não deixar.

      Excluir
  3. Eu gosto de gatos, mas evito criar porque não tenho tempo,
    acho que animal de companhia precisa de tempo e amor. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah com certeza Lanny, não dá pra ter um bichinho e deixar ele largado. Mesmo gatos dormiiindo o dia inteiro hahaha eles precisam de você por perto.

      Excluir

Hello my dear